segunda-feira, 6 de abril de 2020

Bebê de 3 meses diagnosticada com Covid-19 morre em Iguatu por complicações respiratórias

Uma criança de três meses de idade, diagnosticada com o novo coronavírus, morreu nesta última sexta-feira (3), em Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará. Ana Cibely Ferreira da Silva foi encaminhada ao Hospital Regional do Município no dia 30 de março com dificuldades respiratórias e faleceu por complicações como bronquiolite e pneumonia. A morte da bebê de três meses pode ser o primeiro óbito de criança por Covid-19 no Ceará. Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) não fez ainda o registro na plataforma IntegraSus.
Ana Cibely começou a apresentar os sintomas parecidos com os de uma gripe no dia 5 de março, quando foi levada a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ela foi atendida e levada para casa com a recomendação do uso de antialérgicos e vitaminas.

Sintomas
Ana Cibely começou a apresentar os sintomas parecidos com os de uma gripe no dia 5 de março, quando foi levada a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ela foi atendida e levada para casa com a recomendação do uso de antialérgicos e vitaminas.

A mãe da criança, Mara Mourão, conta que dias depois tentou vacinar a criança para cumprir com o calendário aos dois meses de idade. “O pessoal disse que não podia devido ela estar muito gripada. Se eu desse essa vacina, como eu ia viajar, ela ia ter reação. Quando eu voltei de Fortaleza, na sexta-feira, eu fui dar vacina ela ainda estava um pouquinho gripada. Outro dia eu levei ela no PSF (Programa Saúde da Família) e o médico disse que se aumentasse o cansaço e tivesse febre eu trouxesse de novo”, relata.

Os pais levaram a menina novamente na UPA da região pois as dificuldades para respirar foram intensificadas no dia 30 de março. De lá, a paciente foi encaminhada ao Hospital onde ficou até falecer no dia 3 de abril. “Depois que entubaram, ela teve três paradas cardíacas e saiu uma secreção como se fosse sangue”, lembra Mara.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

VISITAS