Foto: Arquivo/DN |
Morreu nesta sexta-feira (6) Benedito Clayton Veras Alcântara, conhecido por Beni Veras, ex-governador do Ceará, senador, ministro e empresário.
Cearense nascido em Crateús, ele completou 80 anos no último dia 18 de agosto.
Um dos fundadores do PSDB cearense, Beni foi vice do governador Tasso Jereissati e assumiu o comando do Governo do Estado em 2002, com a renúncia de Tasso para disputar o Senado Federal.
Ao lado de Tasso Jereissati, de quem seria assessor especial de governo, Beni Veras estava no centro do movimento de jovens empresários, no final dos anos 1970 e na década de 80, que usaram o talento para modernizar a política pelo “Projeto de Mudanças”, propondo a racionalidade na administração pública e a ruptura com o coronelismo dominante no Estado.
Primeiro presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC)
Empresário com atuação no ramo de confecções, com passagem pela extinta Saronord e pela Confecções Guararapes, Beni Veras foi o primeiro presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), em 1978, e vice-presidente de Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).
Dirigiu a construção e a criação do parque industrial da Guararapes no Estado, com a montagem de três fábricas.
Ainda nos anos 1950, Beni Veras participou do movimento estudantil no colégio Liceu do Ceará, onde estudou. Era graduado em Administração de Empresas e tinha especialização em Marketing. Também era diplomado em Problemas de Desenvolvimento Econômico pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário