O município de Reriutaba obteve no último levantamento do
Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece), o 3° lugar
geral e o 1° lugar na disciplina de matemática. O resultado, bem acima da média
apresentada até 2013, foi possível, com a ajuda de projetos pedagógicos e jogos
lúdicos, que chamaram a atenção dos alunos, principalmente para o universo da
matemática, antes considerada por eles como o "bicho papão" da escola,
responsável pelo baixo rendimento de muitos deles.
As brincadeiras com números, dentro da sala de aula,
passaram a fazer parte do cotidiano das crianças do 3° ao 5° Ano, somadas ao
conhecimento que cada aluno trouxe de casa e da própria comunidade, compartilhados
durante o aprendizado. E uma das atividades que vêm contribuindo para a melhor
compreensão em relação ao conteúdo ensinado é o "Hipermercado em Sala de
Aula".
O projeto consiste em uma atividade interdisciplinar que trabalha
português e matemática do 3° ao 5º Ano do Ensino Fundamental, e foi
desenvolvido quando as turmas iniciaram uma pesquisa de preços no comércio local,
seguida da seleção de produtos, montagem do supermercado, colocação de preços nas
mercadorias e início das atividades, que colocaram a Escola Deputado Manoel
Rodrigues em destaque estadual, além de elevar a autoestima, não apenas de alunos
e professores, mas de todos que fazem parte direta ou indiretamente da educação
das crianças.
Primeiro lugar no pódio
É no distrito de Amanaiara, a cerca de 10 quilômetros da
sede do município, que se localiza a Escola Deputado Manoel Rodrigues, com 104 alunos,
e campeã do Spaece, à frente dos outros 183 municípios cearenses. A coordenadora
de matemática do Ensino Fundamental I, no município, Carla Simone
Albuquerque, explica que a nova atividade tem ajudado, inicialmente, no uso prático da
matemática nas relações diárias.
" Essa ideia surgiu para explorar o uso prático da
matemática no dia a dia das crianças. Quando participavam das aulas de cálculo, muitos
alunos perguntavam quando iriam usar aquele aprendizado na vida. A partir dessa
observação, desenvolvemos o projeto, mostrando a importância e a
praticidade da matemática para o cotidiano deles " afirmou a educadora.
Um dos objetivos do Hipermercado em Sala de Aula, é
trabalhar as relações de compra e venda, contribuindo para a formação de valores e
ajudando a criar hábitos de compra mais conscientes, entre as crianças.
"Quando eles fazem as atividades dentro do
hipermercado, os professores entregam uma lista de compra da semana e o dinheiro para que eles
realizem essa transação. Alguns, no começo, iam direto comprar biscoitos, chocolates,
mas depois perceberam que ficavam sem dinheiro para os itens da cesta básica, como
arroz e feijão. Com isso, eles passam a ter noções de valor do dinheiro",
detalha a educadora Carla Simone.
Aprendizado
A inclusão de jogos e brincadeiras lúdicas fez toda a
diferença na aprendizagem, principalmente do 3º ao 5º ano, trabalho desenvolvido desde
2011. Hoje, a taxa de acertos no uso das quatro operações com alunos do 5° Ano
subiu 36%, se comparado ao primeiro ano de implantação do projeto.
O aluno Elias Costa Pinto, de 10 anos, diz que o aprendizado trouxe mudanças importantes, não somente por passar a gostar de matemática, mas na hora de ajudar com as compras. "Eu aprendi a observar o prazo de validade dos produtos, ajudo minha mãe a comprar o que realmente é importante para casa, e gosto de acompanhar na hora de calcular o que foi comprado, com isso eu aprendo mais".
O aluno Elias Costa Pinto, de 10 anos, diz que o aprendizado trouxe mudanças importantes, não somente por passar a gostar de matemática, mas na hora de ajudar com as compras. "Eu aprendi a observar o prazo de validade dos produtos, ajudo minha mãe a comprar o que realmente é importante para casa, e gosto de acompanhar na hora de calcular o que foi comprado, com isso eu aprendo mais".
Bruno Gabriel Ribeiro de Araújo, também de 10 anos, viu o
medo de matemática ir desaparecendo aos poucos, à medida que o 'hipermercado"
ia sendo montado por ele e os outros colegas de sala. A aula prática ajudou a criar uma
certa intimidade com as operações matemáticas, que antes não existia, além de ajudar
a ir além de uma simples conta. "Antes eu só pedia para meus pais
comprarem o que eu queria. Agora, eu ajudo a escolher o que é necessário, sempre observando o
preço dos produtos,
comparando todos, e participando mais na hora de
comprar", afirmou.
Os índices de crescimento iniciaram com o trabalho realizado
no ano de 2005, que, aos poucos, evoluiu ao patamar que se encontra hoje. A
evasão escolar considerada alta, foi baixando para números mais aceitáveis com média de
10%, e continua caindo, segundo levantamento da Secretaria de Educação de Reriutaba,
que possui 26 escolas e duas creches. São cerca de 4 mil alunos atendidos,
num lugar em que, em média, 50% de seus moradores vivem da agricultura familiar.
O analfabetismo
funcional, quando a pessoa não compreende textos simples e
nem consegue fazer operações matemáticas, segundo dados da Secretaria, também
caiu de 30% para 10%, ao longo dos anos.
Bons resultados.
Além dos bons números no Spaece, que avalia o desempenho de
estudantes do 2° ao 5° Ano, em todo o Estado, o nível de proficiência, conjunto
de melhorias na educação em cada um dos municípios participantes, também é observado.
Na escala de proficiência que vai de 0 a 400, o município
subiu de 268 para 299. Segundo a coordenadora de matemática do Ensino Fundamental
I, Carla Simone Albuquerque, "os professores também tinham uma certa
dificuldade em tornar a aula de matemática mais atrativa, mas com o lúdico e os jogos,
pudemos reverter essa situação e evoluir".
Reriutaba também é destaque no Escola Nota Dez, que
incentiva a competitividade entre estados e municípios, com premiação para àqueles que
apresentem os melhores projetos sociais, culturais e esportivos, no combate à
evasão escolar, promovendo a melhoria na qualidade do ensino. Das 150 escolas avaliadas
no ano passado, cinco delas, são de Reriutaba, que pretende ampliar esse número,
com o resultado da última avaliação, esperado para este mês de setembro.
Para o secretário de Educação, Francisco Braga, "esses
resultados são a somatória de um esforço conjunto, que tem ganhado força e melhorado
nosso desempenho, não apenas quando se fala em índices ou números, mas em
autoestima. O município tem chamado atenção por conta desse compromisso que abraçamos
para superar nossos problemas, e elevar o nível de aprendizado entre nossas
crianças", disse.
A contribuição dos alunos da Escola Deputado Manoel
Rodrigues, também soma pontos na hora de medir o Índice de Desenvolvimento da
educação básica (Ideb), criado para avaliar, a cada dois anos, a qualidade do
aprendizado nacional, no que diz respeito ao ensino básico, e estabelecer metas para a
melhoria desse ensino.
A escala varia de 0 a 10 pontos, e o diagnóstico ajuda na
priorização de políticas públicas de distribuição de recursos financeiros,
pedagógicos e tecnológicos.
De acordo com o Ideb, a escola de Amanaiara apresentava 3,8
pontos em 2009; passando para 5,1(2011) e avançando para 6,8 (2013),
ficando bem acima da média do município (5,7), do Ceará (5,0) e do Brasil (5,2) naquele
ano. Para o diretor Francisco Fabiano da Silva, o êxito é coletivo. "Essa é
a concretização de um intenso trabalho", afirma.
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário