sexta-feira, 5 de abril de 2013

'Indignado', Cid Gomes diz que denúncias de Eudes são 'mentirosas e fantasiosas'

Governador afirmou que os e-mails, apresentados pelo deputado como provas, são falsos.
Ao rebater acusações, na tribuna da Assembleia Legislativa, o governador Cid Gomes chamou de "mentirosa" a afirmação do deputado Eudes Xavier (PT)denunciando a existência de uma rede de espionagem, no Ceará, montada por Cid e seu irmão Ciro Gomes. O gestor se disse "vítima de violação dos seus direitos" e propôs uma nova investigação sobre o caso.

"Poucas vezes na vida me senti tão indignado, tão entristecido, como no momento que estou vivendo hoje", declarou o governador Cid Gomes, na manhã desta sexta-feira (5). O gestor apareceu de surpresa na Casa para rebater as acusações do deputado federal Eudes Xavier (PT), na Câmara Federal.Cid afirmou que os e-mails, apresentados pelo deputado como provas, são falsos. "São todos fantasiosos, de quadrilha que se monta no interesse de difamar", disparou.
O deputado federal Eudes Xavier havia apresentado e-mails atribuídos supostamente ao governador. Neles, é citada uma agência internacional de investigação chamada Kroll que teria sido contratada para investigar o ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa. "Sei nem o que diabo é isso!", disse o governador, pedindo que os deputados e jornalistas "vejam a relação de contratados do Estado se inclui a tal agência de investigação".
 Na ocasião, o deputado petista afirmou ter tido acesso a cópias de e-mails transparecendo que Cid, Ciro e membros da Secretaria de Segurança Pública e do Gabinete Civil do Estado citavam a contratação da empresa para a suposta espionagem.
                         Governador lê e comenta pronunciamento de deputado
Cid Gomes leu trechos do pronunciamento do deputado Eudes Xavier, comentando os pontos que julgava "fantasiosos". O governador citou a assinatura, diferente da que utiliza, além do modo de tratamento atribuído no texto a ele e seu irmão. A seguir, leu nota oficial do Governo do Estado. "Todas as declarações (do deputado federal Eudes Xavier) são mentirosas. Mentirosas!", enfatizou.
O governador espera que seja realizada uma "investigação que ponha toda esta sujeira a limpo, para ficar claro quem cometeu gravíssima violação ao estado de direito. E este foi o deputado federal Eudes Xavier", detonou.
                                            Cid cita Luizianne 
Cid revelou dois momentos em que, em sua opinião, fora vítima de espionagem. A primeira situação envolveu o ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa. "Antes da inauguração do Castelão chegou pra mim uma pessoa. Ele disse que o prefeito de Maracanaú teria tirado da carteira um papel que seria um e-mail do Arialdo (Pinho) enviado ao senhor. E eu disse: tu acredita nisso?'".
A seguir, Cid citou a prefeita Luizianne Lins em outra situação. "Alguns dias depois, me procurou Luiza Perdigão, ex-secretária da administração Luizianne Lins. E ela, angustiada, disse: "seus e-mails estão sendo xeretados. Lembra do e-mail que mandei pro senhor depois das eleições? A Luizianne me chamou com o e-mail na mão e me perguntou: você tá comigo ou com o Cid?".
                                                DENUNCIA 

O deputado federal Eudes Xavier fez na tarde da última quinta-feira, em Brasília, denuncias em que o governador Cid Gomes e o ex-ministro Ciro Gomes tinham contratado os serviços da uma empresa americana de investigação Kroll. Segundo denúncias apresentadas pelo deputado, a empresa teria sido contratada para investigar o ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa.
Eudes Xavier explicou que recebeu todas as cópias dos emails na noite de quarta-feira (3/4). Os documentos teriam sido deixados no seu gabinete de forma anônima. O deputado disse que ficou estudando, analisando todo o material, achou tudo muito sério e encaminhou ao Ministério Público e aos órgãos de análise de controle.
Eudes Xavier disse ainda que não comunicou a direção do PT sua intenção de tornar as denúncias públicas. Disse que foi uma decisão isolada dele.
Questionado sobre a declaração do governador de que ia processá-lo, Eudes Xavier disse que será a primeira vez que vai ser acusado de algo e que nunca sentou em nenhum banco para responder processo.
                 
                                    Líder do PT responsabiliza Eudes
O deputado federal José Guimarães, líder da bancada  no PT na Câmara Federal, a respeito do pronunciamento do deputado Eudes Xavier, ontem, no tempo da liderança do partido, envolvendo o nome do governador Cid Gomes e outros, em casos de espionagem, encaminhou às redações a seguinte nota:

A propósito do pronunciamento do deputado Eudes Xavier-PT/CE, feito na tarde de quinta-feira (4), tenho a esclarecer o seguinte:
  1. O inteiro teor do discurso do deputado Eudes não representa a opinião da Bancada do PT na Câmara e muito menos deste Líder. Não representa também a opinião do Diretório Regional do PT cearense.
  1. O deputado Eudes é o único responsável pelo conteúdo das declarações feitas por ele usando o tempo da Liderança do partido no plenário da Câmara. O horário da Liderança é cedido de forma democrática aos parlamentares que o solicitam. Cabe, portanto, ao deputado Eudes responder por suas afirmações, que em nenhum momento foram levadas por ele ao conhecimento deste Líder ou da Coordenação da Bancada.
  1. Por fim, reitero minha confiança e respeito ao governador Cid Gomes, visto que a parceria entre ele e a presidenta Dilma tem garantido avanços sociais e econômicos extraordinários no Brasil e no estado do Ceará, consolidando um projeto de construção de um país justo e solidário.
  2. Brasília, 5 de abril de 2013.
Fontes: DN

Nenhum comentário:

VISITAS