terça-feira, 6 de março de 2012

VARJOTA E SÃO BENEDITO: IBAMA FLAGRA PESCADORES PRATICANDO PESCA ILEGAL E APREENDE MATERIAL

O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), esteve domingo (04/03/12), nos municípios de Varjota e São Benedito, fiscalizando açudes públicos federais. No início da tarde, o Roberto Lira Notícias entrevistou em Varjota, um de seus representantes, o Dr. Roufran.
Ele explicou que este período entre 1º de fevereiro ao último dia de abril, é o chamado período do Defeso da Piracema. Segundo ele, nesta época, os pescadores só podem pescar utilizando o anzol. Os  que são flagrados pelo IBAMA, pescando com qualquer tipo de linha, respondem processos criminal e administrativo.

O processo criminal, quem faz a pesca ilegal pode pegar até 3 anos de reclusão, na Justiça comum. Ainda de acordo com o representante do IBAMA, naquele dia, sua equipe apreendeu cerca 200 quilos de peixe em São Benedito e em Varjota, às margens do Açude Araras, foram pegos 4 pescadores e apreendidos aproximadamente 10 quilos de peixe e mais de 2.000 (dois mil) metros de rede.
Os pescadores flagrados nos 2 municípios ainda irão responder os citados processos. Os peixes apreendidos, entre eles muitas curimatãs ovadas, foram todos doados a instituições como Associações, nos respectivos municípios e as linhas apreendidas foram queimadas no Lixão de Varjota.
A equipe do órgão informou também que uma curimatã ovada que é pescada, por exemplo, significa 3.000 (três mil) ou 4.000 (quatro mil) peixes que deixam de nascer e de alimentar a várias famílias. "Essa fiscalização vai continuar a qualquer dia e hora e o cidadão vai ser surpreendido", alertou Dr. Roufran, reconhecendo que é lamentável um trabalhador passar por isso, mas que é papel do IBAMA essa função.
Conforme ele, a melhor saída é o pescador evitar a pesca ilegal, pois é para isso que o Governo paga, a cada um deles, um salário a cada mês em que essa pesca é proibida.
Fonte:  Blog do Roberto Lira Notícias

Nenhum comentário:

VISITAS