sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Cearense de Varjota, ganhador do Jabuti, Mailson Furtado desfilará pela União da Ilha no Carnaval 2019

Para além da homenagem a Raquel de Queiroz e José de Alencar, a União da Ilha do Governador também contemplará outra importante figura literária do Ceará no desfile da escola de samba na Sapucaí, em 2019. O varjotense Mailson Furtado, vencedor do Prêmio Jabuti neste ano nas categorias “Melhor Livro de Poesia” e “Livro do Ano” com a obra “à cidade”, integrará uma das alas que passará pelo sambódromo carioca.
A presença do poeta entra em conformidade com o samba-enredo da escola, “A Peleja Poética entre Raquel e Alencar no Avarandado do Céu”, que presta tributo à cultura cearense. A proposta e convite de ter o autor no desfile partiram do presidente do Sindicato das Indústrias de Confecção de Roupas no Ceará (Sindconfecções CE), Elano Guilherme. Foi ele também que sugeriu o tema à União como maneira de alavancar olhares sobre a nossa terra.

> O Brasil canta o Ceará
“Entrei em contato com o Mailson logo após ele ter vencido o Prêmio Jabuti. Pensei que teríamos que homenageá-lo de alguma forma, já que ele já faz parte da história de nosso Estado”, afirma Elano. “O que me impressionou foi a simplicidade com a qual ele respondeu ao meu convite. Será uma forma de ele representar novamente o Ceará”.

Mailson, de fato, conta que não titubeou em responder ao pedido de Elano e se diz bastante feliz pela oportunidade. “É muito satisfatório fazer parte desse movimento que vai entrar para a história de nossa cultura, levando-a para algo ainda mais amplo, mais longe. Estou muito ansioso para fazer parte desse momento”, confessa.

Aproximação
Na esteira desse clima de aproximação entre a União da Ilha e o Ceará, está marcada para acontecer a apresentação da bateria da escola de samba carioca no palco do Aterro da Praia de Iracema no Réveillon de Fortaleza 2019. A informação foi divulgada na última segunda-feira (26) pelo Diário do Nordeste.
À frente da composição do samba-enredo estão Myngal, Marcelão da Ilha, Roger Linhares, Marinho, Cap. Barreto, Eli Doutor, Fernando Nicola e Marco Moreno.
Além da música e da literatura, as 29 alas da União darão destaque à gastronomia, festas tradicionais e litoral cearense, evocando figuras como Padre Cícero e a imagem da Pedra da Galinha Choca, em Quixadá.
A escola de samba Paraíso do Tuiuti também prestará tributo ao Ceará, com especial destaque para o Bode Ioiô. “Estamos expandindo o Ceará para o mundo e isso é algo para se comemorar”, vibra Elano Guilherme.
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

VISITAS