O Médico guaraciabense Doutor Jorge Pinto, ia subindo a Serra no sentido Reriutaba/Guaraciaba quando, devido a uma aquaplanagem, perdeu o controle do veículo Mitsubishi Pajero Dakar 2013 de cor branca e placas OID - 1145 com inscrição de Ipu.
A camionete modelo SW4 capotou diversas vezes vindo a ficar completamente destruída. Além do Dr Jorge Pinto, estava também no veículo, sua esposa Nagyla Fontenele que está gestante.
Pelo estado que ficou o veículo, qualquer um poderia imaginar o pior em relação a seus ocupantes, mas como que por um milagre nada de mais grave aconteceu. Conversamos com o Dr Jorge Pinto e ele nos repassou que sofreu uma pequena lesão superficial na cabeça e sua esposa hematoma no braço direito. Ainda segundo o médico, ele passou por um exame de tomografia do crânio e está tudo normal. Já em relação a sua esposa, ela fez ultra-som gestacional e está tudo bem com ela e o bebê, ficando portanto somente danos materiais.
Aquaplanagem ou hidroplanagem é um fenômeno que ocorre em veículos quando, ao passar sobre um filme de fluido (normalmente água, mas também pode ocorrer em lama), os pneus perdem o contato com a pista. Isto em geral acontece devido à impossibilidade de fazer a drenagem pelos sulcos.
O fenômeno é mais comum em rodovias planas e bem pavimentadas, quando o veículo se desloca em alta velocidade. A largura dos pneus é diretamente proporcional à probabilidade de aquaplanagem, e a profundidade dos sulcos é inversamente proporcional. Em piso molhado, a distância percorrida do momento em que o motorista freia até o momento em que o veículo para depende da banda de rodagem. A 120 km/h, um pneu com sulco de 2,5 milímetros precisa de uma distância 50% maior do que um pneu novo, que tem 8 milímetros.
Pneus com escultura assimétrica favorecem a evacuação da água e limitam assim os riscos de aquaplanagem.
O fenômeno é mais comum em rodovias planas e bem pavimentadas, quando o veículo se desloca em alta velocidade. A largura dos pneus é diretamente proporcional à probabilidade de aquaplanagem, e a profundidade dos sulcos é inversamente proporcional. Em piso molhado, a distância percorrida do momento em que o motorista freia até o momento em que o veículo para depende da banda de rodagem. A 120 km/h, um pneu com sulco de 2,5 milímetros precisa de uma distância 50% maior do que um pneu novo, que tem 8 milímetros.
Pneus com escultura assimétrica favorecem a evacuação da água e limitam assim os riscos de aquaplanagem.
DIRETO DA REDAÇÃO POR CYRO LEOPOLDO
COM INFORMAÇÕES E FOTOS DR JORGE PINTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário