quarta-feira, 3 de junho de 2015

CEARÁ - ONZE CASOS DE MENINGITE EM 2015; DUAS MORTES

As mortes aconteceram em Itaitinga. No ano passado, foram 15 casos e três óbitos.
Foto Ilustrativa
Onze casos de meningite foram registrados no Ceará em 2015, com dois óbitos (ambos em Itaitinga). Em 2014, foram 15 ocorrências da doença e três mortes. A meningite é uma doença endêmica e exibe casos no inverno, com a doença do perfil bacteriano, e no verão, com perfil viral. É  um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos. 
As meningites bacterianas e virais são as mais preocupantes, do ponto de vista da saúde pública, devido a capacidade de ocasionar surtos, e no caso da meningite bacteriana, a gravidade dos casos. A meningite meningocócica é causada por bactéria. Além de causar doenças, o meningococo é encontrado (sem causar doença) no nariz e na garganta de 10% a 25% da população.

Quem carrega a bactéria nessas regiões é chamado portador assintomático. A maioria dos portadores não adoece, mas pode transmitir essa infecção potencialmente fatal a outras pessoas através de secreções respiratórias, da saliva expelida ao tossir e espirrar, ou outras formas de contato próximo.



SINAIS E SINTOMAS DA MENINGITE
Febre alta (que começa abruptamente)
Dor de cabeça intensa e contínua
Vômito
Náuseas
Rigidez de nuca
Manchas avermelhadas na pele
Redação O POVO Online.

Fonte: Jornal O Povo 

Nenhum comentário:

VISITAS