quarta-feira, 15 de outubro de 2014

População de Varjota teme que açude Araras seque; irrigação já afetada

A situação do açude Paulo Sarasate, mais conhecido como Araras, preocupa moradores e produtores de Varjota e de outros 4 municípios da região norte. O açude construído pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) pode armazenar até 1 bilhão de metros cúbicos de água, mas hoje se encontra com apenas 15% da capacidade.
Para tentar evitar colapso no abastecimento, a água destinada a irrigação está sendo racionada. Os moradores também estão preocupados com a construção de uma adutora que vai usar água do açude para abastecer mais dois municípios, Crateús e Nova Russas.
Para o chefe do Dnocs na região, Geraldo Gurgel Júnior, a situação do reservatório é preocupante. De acordo com simulação feita pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), em janeiro de 2015, a barragem ficará com apenas 10% da capacidade. Entretanto, ele garante que a construção da adutora não irá prejudicar o atual abastecimento, já que a quantidade que se perde com a evaporação é bem maior.

Fonte: TV Diário (Com informações da repórter Maristela Gláucia)

Um comentário:

Nonato Martins Martins disse...

DEUS, O DONO DA NATUREZA, SABE O QUE FAZ. AO CONTRÁRIO DO HOMEM, QUE MAIS FAZ PARA DESTRUIR DO QUE PARA EDIFICAR, DEUS NÃO SE ESQUECE DO SEU POVO. ARARAS, CERTAMENTE VAI SER ALVO DAS MISERICÓRDIAS DO SENHOR NO MOMENTO OPORTUNO!

VISITAS