Por volta de 01h00min, dessa manhã (08.02.14), a composição da viatura PM RP 3432, composta pelo Sgt. Filho, Cb. Azevedo e Sd. Diego Diniz, quando passavam na rua onde fica localizada a Cadeia Pública de Guaraciaba do Norte, ouviram barulhos nas paredes externas da mesma. Estacionaram a viatura e fizeram uma vistoria na parte da parede de onde detectavam o barulho e desconfiando que se tratasse da escavação de um buraco, de imediato chamaram o agente penitenciário para fazer uma vistoria nas celas. Feito procedimento, na cela 05 onde se encontravam presos cinco detentos, verificaram que realmente um buraco de aproximadamente 40 x 40cm estava sendo escavado.
Três detentos assumiram a autoria da escavação, mas disseram aos policiais que somente um deles iria fugir. Como primeiras medidas todos os detentos foram transferidos de cela.
Escavação
Para fazerem a escavação sem chamar a atenção do Agente Penitenciário, os detentos molhavam a parede e cavavam o buraco com pedaços de um cabo de rodo. . (Com informações do Destacamento da PM de Guaraciaba do Norte)
Opinião
Vale lembrar que a constatação de tentativa de fuga na Cadeia Pública de Guaraciaba do Norte, só na semana em curso foram duas, pois, segunda-feira passada, em uma vistoria empreendida pelo Juiz Substituto do município, ficou constatado que também estava sendo escavado um buraco em uma de suas celas. E, como é do conhecimento público, quarta-feira, também desta semana, os presos de apelidos Sapão e Maroca, foram assassinados por três elementos que, sem nenhuma dificuldade, invadiram a mesma.
Foto: Portal do Guaracy |
Pelo depoimento feito pelos policiais que evitaram mais essa fuga de hoje, nota-se a fragilidade da mesma, haja vista que os presos conseguem furar buracos em suas paredes até com pedaços de cabo de rodo e, pela maneira como a qual foi invadida pelos executores dos dois presos na última quarta-feira, a Cadeia Pública há muito já deveria ter sido desativada por vários fatores, apenas enumerando alguns: com o passar do tempo ficou muito mal localizada (próxima a escolas, Prefeitura, Secretarias residências...), falta de isolamento (não possui muros), com isso as pessoas transitam, perigosamente, por sua calçada podendo acontecer, a qualquer momento, que alguem venha a ser sequestrado por presos para exigir liberdade, o sei mais o que; não oferecer nenhuma condição humana para população carcerária; oferecer grande perigo para sociedade em caso de motim e outros que costumeiramente acontecem em cadeias, delegacias, presídios.
Fonte: Portal do Guaracy
Nenhum comentário:
Postar um comentário