A festa junina JuaForró, tradicional na cidade de Juazeiro do Norte, no Sul do Ceará, tem gerado polêmica no município cearense. Os festejos, que começam nesta terça-feira (18), estão estimados em R$ 621 mil e contam com atrações como Elba Ramalho e a banda de forró Aviões do Forró. Os gastos foram anunciados uma semana depois de a Câmara de Vereadores aprovar uma redução na gratificação dos professores alegando enxugamento dos custos do município. Os educadores estão em greve desde o dia 12.

Para esta 13ª edição da festa, segundo Masé dos Santos, os professores pretendem fazer uma movimentação nos arredores. “Se as pessoas vierem, nós fazemos o protesto”, afirma. Ela conta que, normalmente, não há adesão por parte da população.
Prefeitura de Juazeiro do Norte
A Prefeitura de Juazeiro do Norte, autora da mensagem que solicitava a redução das gratificações, explicou que as verbas do órgão executivo são direcionadas. As verbas da educação não podem ser usadas em outras pastas e o mesmo vale para a verbas da Secretaria de Cultura, cujo orçamento prevê a realização do JuaForró.
No que se refere a redução da gratificação, a prefeitura informou que não há redução salarial. Segundo eles, os professores receberam o reajuste do salário base de 7,3%. O projeto enviado à câmara reduz parcialmente a gratificação, mas também dá um novo aumento no salário base de 2,06%. Números que, conforme a assessoria, não vão alterar o valor final recebido pelos professores.
(G1CE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário