O Jornal Diário do Nordeste, o de maior circulação no estado do Ceará publicou, em sua edição do último sábado (30/03/13), uma ampla matéria destacando a literatura varjotense, através do jovem escritor de Varjota, Mailson Furtado, que lança seu segundo livro.
ZONA NORTE
Jovem escritor lança segundo livro
30.03.2013
Varjota. O livro "Conto a Conto", do escritor Mailson Furtado será lançado em abril. Com apenas 22 anos, o jovem já exibe seu segundo livro em dois anos de trabalho. Ele conta com o apoio da Prefeitura de Varjota. Além de escritor, Mailson atua também ativamente na comunidade local com a Cia de Teatro Criando Arte, que tem se apresentado em Sobral e região.
Mailson Furtado diz que se inspira no universo musical para escrever sua obra, que mescla aspectos da vida real com a ficção. Ele também serve de tema para roteiros de outras linguagens artísticas, como o teatro FOTO: JÉSSYCA RODRIGUES
O livro de crônicas e contos teve parte de suas histórias baseadas em fatos reais, mas que mesclam-se ao universo da ficção. Vão desde experiências pessoais do autor até contos sobre os males da alma, como a esquizofrenia. Alguns são referência para outras linguagem criativas como o "Minha Filha", que fala sobre a ditadura e transformou-se em peça teatral.
"Não me prendo a um gênero. Escrevo desde o saudosismo da infância até fatos cômicos ou temas pesados". O novo livro teve uma tiragem de 500 exemplares e traz 11 contos escritos desde 2007 até 2012.
Prefaciado pelo escritor e presidente da Academia Sobralense de Letras, José Luis Lira, o livro aborda temas como Lembranças, saudades, amor, juventude, amizade. De acordo com o autor, o subjetivismo, linguagem simples, espontaneidade são características marcantes ao longo de cada texto, que já entram como características literárias na sua prosa. O título, segundo ele, veio da ideia de gradação que a produção do livro possuiu. "Cada texto veio por vez, cada um com seu tempo, com sua própria vida". Escrevendo desde os 14 anos, ele conta que sua principal inspiração foram as músicas, com destaque para o grupo Legião Urbana. "Eu tentei escrever músicas, mas como não sabia tocar nenhum instrumento, essas músicas viraram poesia. Em 2005 participei de uma companhia de teatro que acabou em seguida. No ano seguinte fundei com um amigo a Cia de Teatro Criando Arte e comecei por necessidade, a escrever os roteiros das peças. A companhia continua até hoje e ainda sou coordenador, escritor e ator da mesma", explica.
Já no mundo literário, ele conta que admira na poesia os autores Paulo Leminsk, Carlos Drummond de Andrade e Patativa do Assaré. Na prosa, ele se inspira no estilo de Clarice Lispector e Machado de Assis. "Meu estilo é voltado mais para o regional, seja na música ou na literatura. Minha influência musical original foi Renato Russo, mas hoje tenho escutado mais Luiz Gonzaga e outros sons locais", disse.
Mailson também faz palestra em escolas e participa de eventos da Prefeitura, levando seu trabalho a locais como a Bienal Internacional do Livro. A sua primeira obra foi lançada em 2012 com 500 tiragens, pagas pelo próprio autor. "Sortimentos Poesias e Poemas" traz uma coletânea de poesias escritas por Mailson entre 2007 até 2011.
Foi o professor universitário José Luis Lira que incentivou em 2011 a publicação do trabalho. "Eu estava desanimado, toda vez que tentava lançar o livro esbarrava em algo. Comecei a pensar até que não era bom. Daí o professor me incentivou. Ele conheceu meu trabalho através do blog e disse que eu continuasse. Pedi dinheiro emprestado a amigos e publiquei o Sortimentos totalmente independente", explica Mailson.
A Secretaria de Cultura de Varjota apoiou o autor no lançamento do primeiro livro, e com a tiragem do segundo, sendo principal responsável pela festa e divulgação do trabalho na cidade.
Com 175 páginas, o livro traz 135 poemas de uma coleção de quase 900. Da tiragem, ele afirma que conseguiu vender 400 livros em um ano, sendo a principal venda por meio dos leitores, apesar do apoio das livrarias sobralenses Nobel e Max Livros, que expõem a obra. Já a divulgação feita por ele é, principalmente, pela internet.
Nascido em Cariré e criado em Varjota, ele destaca que o apoio da família é intenso, principalmente por parte dos pais, agricultores. "Eles se sentem orgulhosos por conta disso. Sou o primeiro a lançar um livro literário na cidade, o primeiro da família a entrar na faculdade. Eles gostam disso".
Além de autor, estudante universitário, coordenador de grupo de teatro e ator, Mailson conta que participa intensamente das atividades culturais ligadas a Varjota. "Além dos quatro grupos de teatro, temos o grupo de dança, capoeira, musical e literatura. Semanalmente nos encontramos, representantes de todos esses grupos, e buscamos programar qual o evento do mês. Já fizemos a Semana da Poesia. Já em janeiro, conseguimos ressuscitar o Reisado. Buscamos levar o Cinema na Praça para divertir os moradores, já que lá não tem cinema".
Ele explica que essa é uma tentativa de levar mais cultura para a cidade. "Somos uma cidade calma, e essa é nossa tentativa de difundir a cultura mais intensamente", finaliza.
Mais informações
Mailson Furtado
Hora e local do lançamento de seu livro serão definidos depois
Nossos verdadeiros PARABÉNS a este exemplo de jovem, Mailson Furtado
Fonte: RobertoLiraNotícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário