segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Bento XVI anuncia que vai renunciar ao pontificado em 28 de fevereiro

Papa diz que não tem mais força para continuar como líder do Vaticano. Na mesma data, será convocado o conclave para a eleição do novo pontífice.
O mundo se surpreendeu nesta segunda-feira (11) com a notícia vinda do Vaticano sobre a renúncia do Papa Bento XVI. A decisão foi do próprio Papa. O pontífice disse que não tem mais a força necessária para continuar como líder do Vaticano. Bento XVI deixará a posição no final do mês, no dia 28 de fevereiro. Na mesma data, será convocado o conclave para a eleição do novo pontífice.
O Papa Bento XVI assumiu o Vaticano em 2005. Foi eleito como o Papa de número 265. Aos 78 anos foi o Papa mais velho a ser eleito em 300 anos. O cargo é vitalício. O Papa assume para ser o líder do Vaticano até a morte, mas Bento XVI não foi o único a renunciar. Gregório 12ª renunciou em 1415.
O pontífice é alemão e tem 85 anos. O nome de batismo é Joseph Ratzinger. Ele nasceu em 16 de abril de 1927, numa família bastante católica.
O Papa esteve no Brasil uma vez em maio de 2007.  Ele veio para abrir a 5ª Conferência Geral do Episcopado Latinoamericano e Caribenho, no santuário de Aparecida no Vale do Paraíba.
Na primeira visita ao país, Bento XVI canonizou Santo António de Sant´anna Galvão, o Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro, numa cerimônia em São Paulo e deveria voltar ao país, em julho, para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.
Fonte: G1 / jornal hoje



Nenhum comentário:

VISITAS