sábado, 1 de dezembro de 2012

Nasa desmente fim do mundo

Após receber uma enxurrada de cartas de pessoas seriamente preocupadas com teorias que preveem o fim do mundo no dia 21 de dezembro de 2012, a agência espacial americana (Nasa) resolveu "desmentir" esses rumores na rede mundial de computadores.
Na quarta-feira (28), a Nasa fez uma conferência online com a participação de diversos cientistas. Além disso, também criou uma seção em seu website para negar que haja indícios de que o fim do mundo esteja próximo.
O astrobiologista David Morrison, do Centro de Pesquisa Ames, da agência espacial, diz ter recebido mais de cinco mil perguntas sobre Nibiru, um suposto planeta errante que se chocaria com a Terra e a possibilidade de o mundo acabar em 2012.

Segundo Morrison, a teoria apocalíptica "se trata de uma fábrica de mentiras" e que a única preocupação real são os efeitos que essas invenções estariam gerando nas pessoas.
"Em particular estou preocupado com os jovens que me escrevem e dizem estar terrivelmente assustados, sem poder comer ou dormir. Alguns tem pensado até em suicídio", disse Morrison.
Ele citou o caso relatado por um professor de pais que haviam planejado matar seus filhos para escapar do apocalipse. "O que é uma piada para muitos e um mistério para outros está preocupando algumas pessoas e por isso é importante que a Nasa responda a essas perguntas".

Calendário Maia
Uma das teorias que mais se popularizou é baseada no calendário maia. No dia 21 de dezembro de 2012 se acaba o último ciclo conhecido desse calendário, o que gerou a especulação sobre o fim do mundo.
Os especialistas da Nasa explicaram que o calendário maia divide o tempo em ciclos que duram 144 mil dias. Atualmente estamos no número 13, que é o último de que se tem registro. Morrison disse que nenhum especialista sobre o tema pode dizer que isso implica em alguma profecia apocalíptica e assegura que há escritos dessa civilização que se referem a 150 anos a frente de hoje "o que demonstra que não pensavam no fim do mundo", diz. Ele comparou o calendário maia com os "calendários de cozinha". "Da mesma forma que o tempo não para quando eles chegam ao fim, no dia 31 de dezembro, não há motivo para pensar que com o calendário maia seria diferente".

Planeta Nibiru
Outro rumor tem origens em textos do escritor Zecharia Sitchi dos anos 1970. Segundo ele, documentos da civilização Suméria, que povoou a Mesopo- tâmia, preveriam que um planeta se chocaria com a Terra. Alguns chamam esse planeta de Nibiru. Outros de Planeta X.
A agência espacial americana enfatiza que não há evidências de que os planetas do sistema solar "estejam se alinhando", como dizem algumas teorias apocalípticas. Segundo os cientistas, mesmo que se isso ocorresse, os efeitos sobre o planeta Terra seriam irrelevantes.
"Se Nibiru ou o Planeta X fossem reais e estivessem se deslocando em direção à Terra para colidir com o planeta, astrônomos já estariam conseguindo observá-lo há pelo menos uma década e agora ele já estaria visível a olho nu", diz o site da Nasa.
  Fonte: Nasa, via DN

Nenhum comentário:

VISITAS