quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Engenheiros e empresários sondam possibilidade de instalar Usina de Energia Eólica em Ipu

Imagem Ilustrativa
De acordo com o radialista Hélio Lopes da Rádio Regional AM em matéria publicada no portal de notícias da emissora, estiveram na cidade de Ipu no dia ontem, quarta-feira (29/08) dois engenheiros e dois assessores de uma empresa de Energia Eólica. 
"Os engenheiros Hipólito e Fábio  vieram na minha casa, a procura da Maria José (Zezé), para propor a utilização do seu terreno na Região Serrana, como ponto de implantação de torres de captação de energia através do vento" noticia o radialista.
Segundo ele o engenheiro Hipólito teria informado que o primeiro passo está sendo dado, que é listar, os proprietários dos terrenos que ficam acima do paredão da Serra da Ibiapaba. Em seguida será colocada uma torre, durante um ano, para monitoramento do vento e suas direções. Na etapa seguinte, se for favorável será a implantação da estação de captação de energia eólica. Gerando emprego, renda e impostos para o município.
Entenda a notícia
O Brasil possui grande potencial em energia eólica. Segundo Atlas do Potencial Eólico Brasileiro, publicado pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica da Eletrobrás, o território brasileiro tem capacidade para gerar até 140 gigawatts, mas atualmente a capacidade instalada é de 1 GW, o que representa menos de 1% do potencial. Por outro lado, o potencial eólico brasileiro é mais de todo o potencial elétrico instalado no país atualmente. 

A maior fonte de eletricidade do Brasil são as usinas hidrelétricas. Um estudo indica que o país poderia substituir a energia térmica pela energia eólica. Isso porque as usinas térmicas só são acionadas durante os períodos de seca, quando os rios ficam mais baixos e as hidrelétricas são insuficientes para produzir toda a energia consumida. Porém, é justamente nesse período que o regime de ventos no Nordeste é mais intenso.
O maior centro de geração de energia eólica do país é o Parque eólico de Osório, localizado no Rio Grande do Sul, com a capacidade de gerar até 150 MW. Mas um complexo de 14 parques eólicos na Bahia deve entrar em operação em julho de 2012 e será ainda maior, podendo produzir até 300 MW
A previsão é que a participação da fonte de energia eólica na matriz energética brasileira continue crescendo, como vem acontecendo no resto do mundo, apresentando taxas de crescimento médias de potência instalada superiores a 20%.
Fonte:Ipu Notícias

Nenhum comentário:

VISITAS