No dia 12 de março, foi realizado no auditório Dom Walfrido Teixeira Vieira, o primeiro treinamento presencial de uso e aplicação do SGCP-Paróquia 6.0 na Diocese de Sobral.
Contaram com as presenças dos administradores da Cúria, o departamento contábil da Diocese e mais de 110 representantes entre padres e secretários das 38 paróquias e 2 áreas pastorais que passarão a utilizar a última versão do sistema, SGCP Paróquia e Cúria 6.0, no qual farão a integração dos dados, on-line, ao servidor da Cúria Diocesana.
Os treinamentos foram oficializados pelos técnicos Klayton Dias e Maykon, ambos da empresa Theòs Informática com o Sistema SGCP-Paróquia e Cúria.
Segundo Klayton Dias, o treinamento permitirá que a Diocese tenha uma melhor comunicação, via chat, com as paróquias. “O Sistema de Gerenciamento Paroquial tem mais recursos e é muito fácil de usar: o programa digitaliza livros de Batismos, Crismas, Matrimônios e Eucaristia; Habilitação Matrimonial completa, de acordo com o Código Canônico; Controle de Dízimo eficiente, com várias opções de relatórios; Controle contábil de receitas e despesas, criar novos relatórios personalizados e utilizar em rede, com vários computadores”.
O bispo Dom Odelir José Magri, também estava presente e disse que este primeiro momento é de formação geral. “A primeira noção e capacitação seja para os secretários de paróquias, mas também com as presenças de todos os padres. Nós estamos providenciando a instalação em toda diocese que compreende todo o sistema gestão paroquial que tem um aspecto de contabilidade. Isso vai proporcionar de imediatos registros de casamentos, batismo, crisma e outros serviços.
Dom Odelir salientou que todas as dimensões da vida em funcionamento das paróquias vão ajudar e a modernizar com a implantação desse sistema.
O Ecônomo da Diocese, Valmir Andrade participou do treinamento. “Atualmente a diocese de Sobral está fazendo a implantação do sistema em todas as paróquias para que nós possamos importar todos os dados das paróquias para a Cúria Diocesana.
Todas as paróquias estão recebendo a visita dos técnicos para montar todo o sistema e depois será a vez das paróquias de Sobral. Isto é muito importante porque teremos uma noção total de todo movimento paroquial”.
Padre Assis Rocha, Assessor de Comunicação da Diocese nos adiantou que esse é um tema da maior atualidade. Porque tudo no mundo, hoje está informatizado. A Diocese de Sobral, ainda não tinha esse tipo de serviço. “Há 10 anos, na minha diocese no interior de Pernambuco já era informatizado. Dom Odelir está certo. Porque tudo vai ficar mais fácil de resolver até mesmo para tirar um documento de Crisma, Batizado ou Casamento. A resposta você recebe de imediato em tempo real”.
Fonte:Diocese de Sobral
Nenhum comentário:
Postar um comentário