O ministro das comunicações, Paulo Bernardo, confirmou na última quinta-feira (13/10) que todas as transmissões analógicas de televisão serão desligadas em 2016. Apesar de reconhecer que o sistema digital ainda não está muito popularizado no país, o ministro afirma que medidas estão sendo tomadas para acelerar o processo de digitalização das emissoras.
"Esperamos que até 2016 já estejamos totalmente prontos para fazer o apagão analógico. Até lá, as emissoras vão ter tempo para se adaptar e os próprios consumidores vão querer modernizar seus equipamentos, até porque teremos uma Copa do Mundo aqui no Brasil em 2014 e as pessoas já vão querer aproveitar a tecnologia", afirma Bernardo.
O Governo Federal também pretende dar acesso às linhas de crédito diferenciadas por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para que as emissoras de TV possam comprar novos equipamentos e migrar para o sistema digital.
De acordo com o Ministério das Comunicações, o decreto que estabeleceu o sistema de TV digital no país permite usar a TV para checar saldo bancário, agendar consultas médicas,comprar produtos e visualizar informações como previsão do tempo e trânsito. É válido lembrar que nem todos os modelos de TV são compatíveis com esses recursos.
Fonte: Olhar Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário