quinta-feira, 24 de março de 2011

RERIUTABA EM ALERTA - 103 casos suspeitos de dengue e 5 confirmados

Este ano já são 108 casos de dengue em Reriutaba, cinco deles já foram confirmados pela Secretaria de Saúde(Dengue Clássica) e os focos do mosquito no município estão aumentando espantosamente. Há casos que as pessoas não fazem o exame para confirmação da doença. 
Pedimos para as pessoas se conscientizarem e nos unirmos para que o pior não aconteça, pois este inseto pequeno é tão perigoso quanto se imagina. Tem pessoas que xingam os guardas que estão procurando simplesmente ajudar e geralmente a casa dessas pessoas é a que tem mais incidência do mosquito.
Vale lembrar que em 2002,2005, 2006 e 2007, já houve epidemia de dengue no município e em caso de reincidência, poderá haver casos de dengue hemorrágica. Segundo informações de pessoas da vizinha cidade de Varjota, já há casos de dengue hemorrágica naquele município, mas ainda não confirmado pela Secretaria de Saúde.
O carro fumacê já começou a vim  para a sede de nossa cidade, mas não devemos esperar só por isso, temos que agir para eliminar este inimigo, pequeno mas muito perigoso para nossa saúde. Vamos respeitar os guardas, recebam-o bem, ele está indo até sua casa para nos ajudar a prevenir não só contra a dengue mas contra outros tipos de doenças que podem ocorrer com nossa família. Unirmos a eles é sempre o melhor caminho para vencermos esta guerra.
DADOS EPIDEMIOLÓGICOS DA DENGUE EM RERIUTABA, 2002 a 2010.
2002-123 casos notificados e 122 confirmados
2003 - 07 notificados e 03 confirmados
2004 - 01 notificado e 0  confirmado
2005 - 205 notificados e 203 confirmados
2006 - 780 notificados e 774 confirmados
2007 - 841 notificados e 489 confirmados
2008 - 176 notificados e 17 confirmados
2009 -  192 notificados e   2 confirmados
2010 -  24  notificados e   0 confirmado.
A PREVENÇÃO É A ÚNICA ARMA CONTRA A DOENÇA.
A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
SINTOMAS
>Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquito.
>Febre alta com início súbito.
>Forte dor de cabeça.
>Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos.
>Perda do paladar e apetite.
>Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
>Náuseas e vômitos•
>Tonturas.
>Extremo cansaço.
>Moleza e dor no corpo.
>Muitas dores nos ossos e articulações.
DENGUE HEMORRÁGICA
Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta:
>Dores abdominais fortes e contínuas.
>Vômitos persistentes.
>Pele pálida, fria e úmida.
>Sangramento pelo nariz, boca e gengivas.
>Manchas vermelhas na pele.
>Sonolência, agitação e confusão mental.
>Sede excessiva e boca seca.
>Pulso rápido e fraco.
>Dificuldade respiratória.
>Perda de consciência.
Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem.

Nenhum comentário:

VISITAS