segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

COMUNIDADE DE OITIZEIRO-RERIUTABA, RESGATA CULTURA DO REISADO

O grupo trás o tradicional relaxo (canto e dança com uma disputa de rimas entre os caretas).
Depois de mais de 10 anos sem fazer apresentações, a comunidade de Oitizeiro resolveu resgatar neste ano o tradicional reisado que há mais de 10 anos não fazia apresentações na localidade. O grupo de reisado, organizado pelo presidente da associação de Oitizeiro  Kete, apresentou-se duas vezes este ano na comunidade e na próxima terça-feira(18/01) se apresentará na vizinha comunidade de Quandu. O grupo trás o tradicional relaxo(canto e dança com uma disputa de rimas entre os caretas), o boi coração, o velho(interpretado por Marcelino), a zabilinha,uma burrinha de saia que fazem as centenas de pessoas rirem e aplaudirem ao mesmo tempo, com sua dança ao som de uma sanfona e um banjo(montado sobre a burrinha o garotinho Rafael), o vaqueiro (interpretado pelo o Kete) e o poeta( interpretado por Zé Aldir).
A idéia de resgatar o evento foi do Kete, que por muito tempo foi vaqueiro nos tradicionais reisados que aconteciam pela região.
Em Reriutaba existe um grupo de reisado comandado pelo o poeta e repentista Ivan Viana, mas em Oitizeiro-Reriutaba até os anos 90 era comum acontecer o reisado todos os anos, onde o grupo se apresentava em várias comunidades e até mesmo em outros municípios.
O sapateado dos caretas, o palavreado nos relaxos com rimas tipicamente nordestino faz com que as crianças de 10 anos ou mais que ainda não tinham visto um reisado bem apresentado veja a tradição dos seus antepassados e ainda trás a lembrança dos bons momentos vividos pela população que apreciavam ou brincavam os reisados da época.
O evento sempre é apresentado no mês de Janeiro, por ocasião da festa de Reis, se prolongando até Fevereiro, sempre na esperança de um bom inverno para a população da zona rural que vivem da agricultura.
Em alguns lugares o reisado inicia em 24 de dezembro, anunciando a boa nova, a chegada do Messias(Jesus Cristo), encerrando no dia 6 de janeiro na festa de reis.
“PARABENS A COMUNIDADE DE OITIZEIRO POR RESGATAR UM POUCO DA CULTURA NORDESTINA”.
:. ORIGEM
A tradição é portuguesa. Em Portugal era costume os grupos de Janereiros e Reiseiros saírem pelas ruas pedindo que lhes abrissem as portas e recebessem a nova do Nascimento de Cristo. Os donos das casas recebiam os grupos e a eles ofereciam alimentos e dinheiro.

Nenhum comentário:

VISITAS