segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Açude ameaça arrombar em Reriutaba

Domingo: em vez de lazer, inspeção.  Moradores da Antiga praça do Caial vão ver de perto situação de Açude que ameaça arrombar.
Moradores da antiga praça do caial, preocupados com os comentários de um possivel arrombamento do açude localizado na Lagoa do Barro na propriedade do Sr.JOSÉ AGUIAR FILHO, devido as fortes chuvas que tem ocorrido com frequencia na região, puderam ver de perto a real situação em que se encontra a parede do açude. Muita erosão e uma conservação da estrutura da parede e do sangradouro que preocupa, não somente os moradores das regiões aqui da sede que moram nas partes mais baixas;como rua São José, Caial, e boa parte do centro, bem como os moradores da região da Primeira Varzea e Muquém, que também sofrerão grandes consequencias caso venha a acontecer tal fato.          
 A parede, como nós constatamos, está com varias partes com menos de 40 a 50 cm de altura para transbordar, em quase toda a sua extensão. Em algumas partes já transbordou, como podemos observar em fotos feitas do local. Segundo o morador e procurador da propriedade senhor Totonio, por várias vezes já procurou o senhor José Aguiar Filho para que tomasse alguma providencia em relação a esse problema que ja perdura por muitos anos, mas que até agora não foi feito nada. Alguns moradores juntamente com Totonio, tomaram a iniciativa de aprofundarem mais um pouco o sangradouro, mas isso provavelmente não vai solucionar o problema, "mas por enquanto foi o que se pode fazer", disseram.
Totonio também falou que dia 29/01/2011 recebeu a visita de um funcionário da prefeitura, que tinha ido fazer uma vistoria a mando do prefeito Osvaldo, que se mostrou muito preocupado com os comentários que chegaram até o mesmo.
Tentamos entrar em contato com o senhor José Aguiar, o seu celular se encontrava na caixa de mensagens. A população daquela região toda assiste com preocupação a situação desse açude, pois muitas famílias da região tiram o peixe que serve para matar a fome de muitos, e ganharem um dinheirinho extra com a venda do peixe que sobra.

 Ficam algumas indagações:
Um açude feito em uma propriedade particular, o poder publico pode interferir na manuntenção em caso de risco para a população?
A obrigação não seria do proprietário do imovel?
Caso aconteça algum incidente, quem seria responsabilizado;o Municipio ou o Proprietário do imovel?
Seria o caso dos moradores que se acham ameaçados com tal situação procurarem a justiça?
Fonte:
Rádio Gem's Fm

Nenhum comentário:

VISITAS