segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Falta de chuva preocupa moradores do pé-de-serra em Reriutaba

A seca que atinge o nordeste brasileiro  preocupa reriutabenses que residem no município.
Moradores da região do pé-de-serra estão vivendo mais uma vez o drama da falta de chuva. Com a estiagem a produção da castanha de cajú está comprometida e os produtores já se preocupam, pois nem mesmo a tradicional "Chuva do Cajú" aconteceu, o que era comum nesta época do ano. Alguns temem, pois a castanha é sua única e exclusiva fonte de renda, o produto nordestino que em sua maioria é exportado para países da Europa, está cada vez mais escasso.
Também a produção agrícola, como: feijão, arroz e milho este ano foi praticamente toda perdida, coisa que nem nas secas anteriores nos últimos 25 anos acontecia, que pelo ao menos feijão de moita que é mais rápido, garantia o sustento de alguns agricultores. Isso faz com que estes produtos cheguem na mesa do consumidor cada vez mais caro, vindo de outras regiões do Brasil.  
Para se ter uma idéia! Os açudes ano passado que nesta época estavam ainda cheios, este ano estão praticamente secos e alguns com pouca capacidade para armazenamento de água, já secaram ou se encontram apenas com lama. Os riachos e rios como o Juré, São José e outros, já há algum tempo que estão completamente secos.
" Com a seca que vivemos hoje, se não fosse os programas do Governo Federal:como bolsa família e outros que hoje existem, muitos reriutabenses estariam passando fome, ou saindo para outros estados para não deixarem a família passar fome, como faziam nossos antepassados. Se hoje gera preocupação, imagine no passado! que nossos avós e até mesmo os nossos pais tinham que se virar sem nenhuma ajuda do governo".

Um comentário:

Mary leny disse...

A situação e feia até as arvores estão ficando secas oclima muito quente tomara q chova logo.

VISITAS