sexta-feira, 13 de junho de 2008

FESTAS JUNINAS.Como surgiu e as comemorações em Reriutaba.

As festas juninas somam hoje, contribuições culturais de vários povos que no Brasil se estabeleceram com o passar do tempo. E, pode-se dizer, por que não, que este verdadeiro "coquetel de culturas" foi um arranjo perfeito e mobiliza romaria de turistas para apreciarem suas alegres e descontraídas festas.
Aqui em Reriutaba a população comemora com festivais em várias localidades do município e também com o tradicional festival de quadrilhas patrocinado pela prefeitura,que a atual administração deu o nome de “Arrasta-pé Carnaúba”(FOTO). O festival este ano será nos dias 03,04 e 05 de Julho e conta com as bandas Solteirões do Forró,Forró Moral,Dorgival Dantas,Forró de Aço e Memórias do Sertão.
As festas Juninas surgiram no século XIII, a festa de São João portuguesa chama-se "joanina" e incluía os santos: Santo Antônio ( 13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho).
Já a quadrilha, tão apreciada e cantada nestas festas é uma dança francesa que tem suas raízes nas contra-danças inglesas (contry dance= dança rural) e surgiu no final do século XVIII. Esta dança desembarcou no Brasil com a família real portuguesa em 1808. Só a alta sociedade da época, divertia-se em suas recepções ao som da quadrilha.
Com o tempo, este modismo importado da França, caiu nas graças do povo, passando então, a integrar o repertório de cantores e compositores. Foi assim, que a quadrilha deixou os salões aristocráticos para entrar nas festas populares. Surgiram então, as variantes no interior do país, como a quadrilha caipira. A quadrilha ainda hoje, é dançada no interior para homenagear os santos juninos e agradecer as boas colheitas da roça. O instrumento tradicional das quadrilhas é a sanfona.
As fogueiras juninas também merecem uma consideração à parte. A de Santo Antonio é quadrada. A de São João, redonda. A de São Pedro, triangular.

Nenhum comentário:

VISITAS